segunda-feira, 28 de julho de 2014

A natureza da igreja Evangélica - John Gill.


Nesta exposição John Gill fala sobre a natureza da igreja Evangélica.

Esta é uma das doutrinas bíblicas mais distorcidas e mal compreendidas, como bem disse Arthur Pink em um maravilhoso artigo sobre o tema:

“A ignorância que prevalece no Cristianismo hoje acerca da verdade sobre as Igrejas de Deus é o mais profundo e mais geral erro sobre qualquer outro assunto bíblico. Muitos dos que são bastante coerentes evangelicamente e são bem ensinados sobre o que chamamos de os grandes fundamentos da fé, são bastante errôneos eclesiasticamente. Observe a terrível confusão que abunda a respeito do termo em si.

Existem poucas palavras no nosso idioma com uma maior variedade de significados do que “igreja”. O homem na rua entende por “igreja” o edifício em que as pessoas se reúnem para o culto público. Aqueles que conhecem melhor, aplicam o termo para os membros em comunhão espiritual que se reúnem naquele edifício. Outros usam este termo de uma forma confessional e falam da “Igreja Metodista” ou “Igreja Presbiteriana”. Também é empregada a nível nacional da instituição estatal-religiosa como “a Igreja da Inglaterra” ou “a Igreja da Escócia”. Para os papistas a palavra “igreja” é praticamente sinônimo de “salvação”, pois eles são ensinados que todos os que estão fora da “Santa Madre Igreja” estão eternamente perdidos.

Muitos daqueles que pertencem ao próprio povo do Senhor parecem ser estranhamente indiferentes sobre o que a mente de Deus pensa concernente a este assunto.”

Esta é talvez a doutrina que causa a primeira grande divisão entre os reformados pedobatistas do século XVII, isto é, entre aqueles que defendiam o presbiterianismo e o outro grupo que defendia o governo congregacional da igreja. Este simples fato nos mostra a seriedade e solene com o qual este assunto deve ser tratado.

Cremos que compreender a verdadeira natureza da Igreja Evangélica e saber dar boa razão bíblica para sua fé quando a isto seja essencial para todo cristão que busca viver sua vida de acordo com as Escrituras.

Que esta exposição seja tão importante, útil e providencial a você como o foi a nós. Que seja feita a vontade e Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicaremos comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Gratos pela compreensão.